System.Web.Mvc.HtmlHelper`1[System.Object]

Dicas e Tendências Decoração

Dicas Para Decorar Parede Com Quadros

Saiba qual é a melhor forma de pendurar quadros e dispô-los na parede para exibir a sua arte.
Tem vários quadros que gostaria de expor, mas não sabe como combiná-los? Transformar uma parede em branco numa bela galeria nem sempre é uma tarefa fácil. Há que ter em conta o espaço entre os quadros, o seu enquadramento e até a iluminação.

Para o ajudar, fique com algumas ideias para pendurar “arte” em sua casa, tanto num canto criativo como numa parede-galeria inteira.


Como pendurar quadros como um profissional

Existem algumas regras básicas que deve ter em conta ao pendurar quadros na parede para que fiquem bem enquadrados.


Disposição de quadros na parede

Uma boa regra é pendurar os quadros ao nível dos olhos ou de modo que o seu ponto médio fique a cerca de 1,5 metros do chão. Depois de escolher o ponto médio, use-o para manter a consistência. No caso de se tratar de um conjunto de peças, basta pensar na disposição dos quadros na parede como se de uma única obra de arte se tratasse.

Quando os quadros são colocados sobre um sofá ou sobre um móvel, neste caso, o ideal é que a parte inferior da moldura fique 20 a 25 centímetros acima dos mesmos. Assim, garante que todos os elementos “respiram” e que a decoração não fica sobrecarregada.

E porque nunca é demais relembrar, não pendure quadros sobre aquecedores ou outras soluções de aquecimento sob o risco de incêndio.


Espaçamento

Ao pendurar quadros na parede, deixe cerca de 7,5 cm a 15,5 cm entre cada moldura. Como é uma distância pequena, a medição é fácil de fazer com uma régua.


Configuração e Enquadramento

Decorar a parede com apenas um quadro num local inesperado tem um impacto mais subtil. Já combinar uma variedade de tamanhos e temas contrastantes (pinturas abstratas, paisagens, posters, fotografias, retratos, etc.) é uma ótima ideia para criar um foco de atenção.

Deixamos-lhe 12 propostas de enquadramento em 4 estilos diferentes:
  • Minimalista - usar poucos quadros /molduras cria um ponto focal forte e uma sensação de calma.
  • Clássico - quando o conjunto de quadros está alinhado em altura e largura, transmite uma sensação de equilíbrio e harmonia.
  • Dinâmico - com uma estrutura interna ou alinhados por um dos lados, estes conjuntos trazem sensação de movimento, dinamizando o espaço.
  • Eclético - divertidas e dinâmicas, tanto num estilo vintage como moderno, estas composições revitalizam qualquer espaço sem precisar de se preocupar demasiado com a ‘lógica’ da composição.
Antes de pendurar quadros na parede, uma boa dica é distribuí-los no chão. Assim, consegue visualizar previamente o efeito do conjunto e testar até encontrar a configuração que mais gosta. Pode ainda simular a disposição que escolheu, na parede, com a ajuda de fita cola.


Iluminação dos quadros

Não existe uma regra específica para iluminação de quadros, pois vai depende do efeito que deseja dar às suas obras de arte.

Quanto mais longe o candeeiro estiver, maior será a área de abrangência da luz, mas menor será a intensidade e vice-versa. Pode optar por candeeiros de parede ou candeeiros de pé, consoante o resultado final desejado.
 

Pregos, ganchos ou fita de dupla face?

Chegou a hora de pendurar os quadros. Mas qual será a melhor forma? Pregos, ganchos ou fita adesiva de dupla face?

A decisão deve recair sobre a opção que for mais cómoda e fácil para si. Se os quadros não são pesados e/ou vive numa casa arrendada, não deve fazer furos na parede, por isso, talvez a fita adesiva de dupla face seja a melhor opção. Se vive numa habitação própria, entre pregos e ganchos, opte por aquilo que for mais cómodo para si.

Garanta apenas que as suas obras de artes estão seguras e bem fixadas.
Na KASA encontra todos os quadros, molduras e candeeiros que precisa para decorar as paredes aí de casa. Visite-nos em kasa.continente.pt e deixe-se inspirar.