Como Organizar o Frigorífico

Decoração e Jardim

Como Organizar o Frigorífico

Descubra os nossos truques e dicas de como organizar, limpar a arrumar o seu frigorífico da melhor forma. Saiba mais!
O seu frigorífico está sempre uma confusão, parece que não sobra espaço para nada e os alimentos estragam-se mais rápido do que deseja? A solução está em saber como organizar o frigorífico.

Saiba como pode otimizar a organização do frigorífico e aproveitar todo o potencial deste eletrodoméstico.

5 dicas essenciais para organizar o frigorífico


Organizar o frigorífico é fundamental para o ajudar a manter a sua rotina em ordem, evitar o desperdício alimentar e energético e, claro, facilitar o processo de preparação das suas refeições. E para tal, é importante seguir estes 3 passos:

1. Limpar o frigorífico


A limpeza é o primeiro passo para um frigorífico organizado e saudável. Aponte na sua agenda pelo menos 1 dia por mês para realizar esta tarefa. Retire tudo o que tem no frigorífico, aproveite para verificar se existem alimentos fora do prazo ou já em mau estado de conservação, retire todas as componentes (prateleiras, gavetas, etc.) e limpe cada uma delas individualmente e o próprio frigorífico.

Pode recorrer a produtos próprios para limpar o frigorífico ou optar por uma solução caseira que consiste em misturar 2 colheres de bicarbonato de sódio para cada ¼ de água quente. Independentemente da escolha que faça, nunca utilize detergentes não indicados para a limpeza deste tipo de eletrodomésticos, uma vez que os alimentos absorvem os cheiros dos produtos.

Por fim, não de esqueça de limpar e desengordurar as borrachas das portas para não comprometer a eficácia do isolamento térmico.

2. Utilizar corretamente o frigorífico


Um outro ponto básico, mas muitas vezes esquecido no processo de organização do frigorífico, prende-se com a sua utilização.

Por exemplo, é importante não sobrecarregar as prateleiras com alimentos para que o ar circule uniformemente por todos os alimentos armazenados.

Um outro exemplo que diz respeito com o desperdício de energia e de temperatura passa por estar constantemente a abrir e a fechar a porta do frigorífico. Abra as portas deste eletrodoméstico apenas quando realmente precisa e tire de uma vez tudo o que vai necessitar para preparar as suas refeições.

Regular a temperatura consoante o número de alimentos e a estação do ano, não deixar acumular gelo, são outras questões a que se deve manter atento.

3. Arrumação do frigorífico


 A arrumação do frigorífico deve ser feita de forma a facilitar o acesso e a preservar ao máximo os alimentos. Para isso, existem alguns acessórios de arrumação e organização que devem fazer parte da sua lista, nomeadamente:

 

  • Recipientes transparentes: recipientes e caixas herméticas de conservação de alimentos transparentes permitirem ver exatamente o que se encontra armazenado, torna o processo de decisão e de acesso imediatos e ainda permite ver numa primeira instância se os alimentos estão com bom aspeto ou se estão estragados.

  • Recipientes de vidro: os recipientes e caixas herméticas de vidro devem ser a sua escolha principal na hora de reunir os acessórios certos para organizar o frigorífico. Além de ser transparente, o vidro não absorve odores, como acontece com recipientes de plástico de baixa qualidade. Se é fã de meal prep, o vidro tem ainda a vantagem de facilitar o processo de aquecer as suas refeições, no sentido em que pode ir ao micro-ondas.

  • Tampas reutilizáveis: todos os recipientes, independentemente do seu material, devem conter tampas para que os alimentos se mantenham conservados por mais tempo e para evitar a mistura de odores entre alimentos. No caso de ter recipientes sem tampa, pode recorrer a tampas reutilizáveis de silicone. São práticas e facilmente ajustáveis a praticamente todo o tipo de recipientes.

  • Cestos e caixas arejados: também pode usar estes acessórios para manter o frigorífico organizado, como já faz para organizar a despensa, as gavetas ou armários aí de casa. No entanto, escolha cestos e caixas arejados, com furos ou outras aberturas, para que o ar circule e conserve os ingredientes que colocar dentro dos mesmos. Esta técnica de arrumação do frigorífico pode ser especialmente útil para organizar os alimentos mais difíceis de arrumar, como fruta, legumes, purés de fruta ou outros snacks que não se seguram de forma autónoma.
Organizar Frigorifico

4. Onde guardar cada tipo de alimento


Além de saber como guardar os alimentos no frigorífico, é importante saber também o local mais adequado para cada tipo de alimento.

Prateleiras superiores


Nas prateleiras superiores as temperaturas são mais constantes e, por isso, é o melhor local para armazenar os alimentos que não precisam de ser cozinhados, como produtos embalados (iogurtes, bebidas, etc.), sobras de refeições, ervas aromáticas, queijo, fiambre, entre outros.

 

Prateleiras inferiores


Nas prateleiras inferiores as temperaturas são mais baixas e, por isso, são o espaço mais indicado para guardar alimentos crus, como carne, peixe, ovos, lacticínios.

Gavetas


Nas gavetas devem ficar preferencialmente a fruta, os legumes e as hortaliças.

Porta do frigorífico


Na porta do frigorífico a temperatura varia constantemente, por estar sempre a abrir e a fechar-se, por isso, é o melhor local para alimentos mais resistentes a oscilações de temperatura, tais como água, sumos ou até molhos.

5. Preparação e conservação dos alimentos


Agora que sabe onde e como guardar cada tipo de alimento, deixamos-lhe algumas dicas para saber preparar certos alimentos, nomeadamente fruta e legumes, antes de serem armazenados no frigorífico.

Como conservar frutas no frigorífico


Já sabe que as frutas devem ser guardadas preferencialmente nas gavetas ou nas prateleiras inferiores, no entanto, deve ter alguns cuidados antes de os guardar, nomeadamente:

 

  • Se for possível, definir uma gaveta única e exclusiva para guarda fruta, uma vez que estas produzem etileno, uma substância que promove o seu amadurecimento e, quando em contacto com os legumes, pode apodrecê-los;

  • Lavar e desinfetar bem as frutas;

  • Guardar as peças de fruta dentro de um recipiente com uma folha de papel de cozinha por baixo para absorver a água libertada pela fruta.

Como conservar legumes e hortícolas no frigorífico


No que diz respeito aos legumes seguem-se alguns cuidados especiais, tais como:

 

  • Lavar e desinfetar bem todos os alimentos;

  • Retirar todas as partes não comestíveis;

  • Cortar já todos os legumes e hortícolas para que seja mais fácil armazenar em recipientes individuais, não ocupar tanto espaço no frigorífico e facilitar o processo de preparação de refeições;

  • Colocar uma folha de papel de cozinha nos recipientes em que vai guardar os legumes e hortícolas para absorver a água libertada.