acessórios para churrasqueira

Decoração e Jardim

Churrasco: 10 acessórios que vai precisar

A época dos churrascos está oficialmente aberta. Veja a lista de acessórios essenciais para poder realizar o churrasco dos seus sonhos.
O bom tempo aproxima-se e com ele chegam também os churrasco com família e com os amigos. As comidas mais quentes dão agora lugar aos grelhados e às saladas, os jantares em frente à lareira passam para o jardim e as bebidas reconfortantes dão espaço às bebidas refrescantes.

Garanta que tem tudo o que precisa para dar início à época dos churrascos. Veja a nossa lista de acessórios para poder realizar o churrasco dos seus sonhos.
 

10 acessórios para churrasqueira que não podem faltar

1. Grelhador ou barbecue

O grelhador é um acessório indispensável de qualquer churrasco pois é o que vai permitir grelhar peixe, carne, enchidos e até legumes para deixar a família e os amigos felizes à mesa.

Encontra 3 principais tipos de grelhadores: a carvão, a gás ou elétrico.

Grelhadores a gás

Os grelhadores a gás são uma outra opção para quem tem espaços exteriores e uma alternativa mais prática aos grelhadores a carvão. Permitem iniciar de imediato a cozedura dos alimentos, são mais simples de controlar a temperatura e são muito mais fáceis de limpar. Geralmente fazem muito menos fumo do que os grelhadores a carvão.

Alguns dos grelhadores a gás possuem uma tampa que ajuda a preservar o calor e a manter todos os nutrientes dos alimentos.

Grelhadores elétricos

Os grelhadores elétricos são as opções mais adequadas para dentro de casa, na falta de um espaço exterior. São mais pequenos do que as outras opções e, alguns modelos, são antifumo.

São muito práticos de manusear e de limpar, aquecem rapidamente e cozinham os alimentos uniformemente. Por serem elétricos não adicionam aos alimentos o sabor típico de churrasco. No entanto, preservam todos os seus nutrientes e sabores originais.

Grelhadores a carvão

Os barbecues a carvão, também disponíveis em versão fogareiro, são os mais tradicionais e os mais populares entre as famílias portuguesas. É uma opção indicada apenas para quem tem varanda, jardim ou pátio, uma vez que só pode ser usado no exterior, e para quem já tem alguma experiência.

Um barbecue a carvão deixa a carne mais suculenta e os legumes mais saborosos. E para preparar as suas refeições neste tipo de grelhador precisa apenas de carvão, álcool e acendalhas.


Barbecue a carvão à venda no Continente
churrasqueira a carvão Continente

Mesmo a tempo do Verão, encontra no Continente o barbecue retangular a carvão Argentina, de alta qualidade para que possa cozinhar como um verdadeiro profissional e tornar-se o rei (ou rainha) dos churrascos.

Produzido em Portugal, este barbecue possui:

 

  • Uma grelha em V especial para carnes, que permite a recolha dos sucos da carne, preservando o seu sabor, e com uma parte da grelha lisa para legumes;
  • Uma grelha universal;
  • Elevador que permite ajustar a distância das grelhas à brasa e controlar a temperatura;
  • Proteção contra o vento para que nada o impeça de cozinhar;
  • Prateleiras termicamente isoladas e suportes laterais para pousar os seus acessórios de churrasco ou alimentos e pendurar os panos;
  • Base para carvão com indicador de capacidade;
  • Gaveta coletora de cinzas;
  • Rodas práticas para movimentar o seu barbecue facilmente para qualquer lado.
Barbecue Retangular Carvão Continente
Para uma correta manutenção do seu barbecue, basta pré-aquecer a altas temperaturas, até os resíduos de comida queimarem. Os resíduos podem, então, ser facilmente removidos da grelha ainda quenta, usando escovas especialmente concebidas.
 

2. Grelha para churrasco

Alguns barbecues já trazem uma grelha simples ou uma grelha quadriculada para que possa dispor e cozinhar os alimentos. No entanto, no caso de o seu barbecue ou fogareiro não trazerem grelha ou de querer adicionar mais grelhas, pode sempre adquirir outras opções.

3. Abanador

Para quem opta por fogareiros, é essencial ter um abanador à mão para conseguir acender a chama e manter o lume e o carvão aceso o tempo necessário para cozinhar bem a carne, o peixe ou os legumes.

4. Ventilador

Os ventiladores de barbecue permitem-lhe atear o fogo das churrasqueiras e atingir a temperatura ideal no seu grelhador de forma mais rápida e prática.

5. Conjunto de facas, espetos e pinça para churrasco

Espátula, garfo e pinça são os seus melhores amigos do churrasco. São estes acessórios que vão permitir manusear os alimentos em segurança e garantir que consegue cozinhá-los no ponto.

Pode ainda adicionar a este kit um pincel de silicone, uma tenaz extra ou uns espetos em aço inoxidável para criar espetadas divinais.

6. Tábua de corte

As tábuas de corte são essenciais para a preparação e corte dos alimentos: para fazer alguns golpes no peixe, na carne, nos enchidos ou até em legumes, como os pimentos. Existem opções de tábuas de corte em bambu, madeira ou plástico.

7. Caixa térmica ou geladeira

As geladeiras vão ajudá-lo a manter as bebidas e os alimentos frescos enquanto cozinha ou come os grelhados que acabou de confecionar no churrasco.

Especialmente nos dias mais quentes, é importante manter as carnes, o peixe e os legumes frescos até à hora de serem grelhados no barbecue.

8. Avental

Mantenha-se limpo enquanto prepara os melhores grelhados para a sua família e amigos. O avental será o seu aliado. Mantenha ainda por perto alguns panos para limpar qualquer sujidade que surja durante o churrasco.

9. Isqueiro ou fósforos

Para ajudar a atear o fogo, pode usar um isqueiro ou fósforos. Opte pelos isqueiros maiores e pelos fósforos longos para garantir a sua segurança e não correr o risco de se queimar.

10. Escova de limpeza

A manutenção do seu barbecue é essencial não só para prolongar a durabilidade do equipamento, mas também para garantir a higiene do equipamento e grelhados sempre perfeitos.

Existem soluções caseiras, à base de limão, para limpar as grelhas e remover a gordura do equipamento, mas o ideal é esfregar sempre com uma escova em arame e uma solução própria de limpeza, como este limpa barbecues.


Agora que já sabe tudo o que precisa para um churrasco em família ou com os amigos, prepare o menu e escolha os melhores vinhos para churrascos.