Yorkshire Terrier
Raças de Cão

Yorkshire Terrier: energia e amizade

O Yorkshire Terrier é uma pequena fonte de energia, lealdade e amizade. Saiba tudo sobre esta raça que evolui das origens mais humildes até à aristocracia inglesa.

Este pequeno amigo de quatro patas, brincalhão e inteligente, adora o contacto social e é perfeito para a vida na cidade. Saiba tudo sobre esta o Yorkshire Terrier, uma raça que dos seus inícios humildes veio a integrar a alta sociedade inglesa.

História e Origem

A origem do Yorkshire Terrier não é consensual. Pensa-se que o seu aparecimento está associado à própria história da Grã-Bretanha.

Com a Revolução Industrial, muitas famílias escocesas emigraram, levando consigo os seus cães para o Condado de Yorkshire, em Inglaterra. Este movimento em massa levou ao cruzamento espontâneo entre Scottish Terrier, Cairn Terrier, Black and Tan Toy Terrier, Airedale Terrier, Dandie Dinmont, Skyie Terrier e Maltês.

Nessa altura, o Yorkshire foi utilizado não só como cão de companhia, mas também como caçador de ratos das minas de carvão. A partir destas origens humildes, o Yorkshire Terrier, rapidamente, evoluiu e conquistou o coração dos mais altos representantes da nação inglesa. Com o passar dos anos, o Yorkie começou a ser adotado pelos aristocratas, tornando-se um cão de luxo. Hoje em dia, é um dos cães mais populares do mundo.

Tamanho

Com uma altura de cerca de 18 a 23 cm e um peso corporal que pode atingir, por norma, um máximo de 3,2 kg, o Yorkshire Terrier é um dos cães de raça mais pequenos do mundo.

Pelagem

O pelo é comprido, liso, fino e sedoso. As cores são o azul aço escuro, que se estende desde a parte de trás da cabeça até à base da cauda, e um tom ruivo intenso, na zona do peito, nos pés e focinho.

Os pelos ruivos são mais escuros na raiz, e vão aclarando até à ponta. Quando nascem, os cachorros são todos pretos e à medida que crescem, o pelo vai adquirindo o tom azul aço escuro. Necessita de escovagem diária e de cuidados de higiene e beleza mensais.

Personalidade

O Yorkshire Terrier é corajoso, ativo e de personalidade forte. Teimoso e, por vezes, até obstinado, exige muita atenção e, de preferência, treino desde cedo.

A sua presença junto de crianças, com as quais não convive tão bem como com adultos, exige supervisão constante. Com outros animais, é dominador, podendo atacar cães de maior porte. O latido, sinal de uma energia inesgotável, é constante.

O inteligente Yorkshire Terrier é muito curioso e ansioso por aprender. Geralmente, cumpre com entusiasmo todos os exercícios de obediência que lhe suscitem interesse e as sessões de treino. O Yorkshire Terrier, se educado corretamente, é um companheiro leal, que estará sempre pronto a acompanhar uma família.

Problemas de saúde mais comuns

O Yorkshire Terrier tem uma esperança média de vida de 15 anos. Contudo, são propícios a desenvolver problemas oculares (cataratas, ceratoconjuntivite seca), dermatológicos e respiratórios (colapso traqueal).

O exercício é imperativo para o manter saudável e em forma. O Yorkshire Terrier gosta de passeios curtos em que possa exercitar o seu faro e a sua mente. Esta raça requer, no mínimo, meia hora de exercício por dia.

O Yorkshire Terrier é um excelente companheiro que exige pouco, em termos de espaço, para se sentir confortável, sendo ideal para a vida na cidade.

Adapta-se à rotina dos seus donos, desde que tenha oportunidades de extravasar toda a sua energia, em pequenos passeios ao longo do dia. Quem lhe proporcionar estas condições, vai encontrar um parceiro por muitos e bons anos.