Raças de Cão

Pastor Belga: um guardião leal originário da Antuérpia

O Pastor Belga é uma raça de pastores e boieiros, cheio de vida e exemplarmente trabalhador. Descubra tudo sobre este animal, qual a sua origem e quais são as suas principais características.
Uma raça que demonstra uma coragem sem limites, bem como uma capacidade de trabalho única. A origem do Pastor Belga remonta ao século XIX, mais propriamente à Bélgica. Saiba tudo sobre este verdadeiro guardião.

História e Origem

Estes cães foram criados na região de Malines, situada na província de Antuérpia. Na segunda metade do século XIX, o Pastor Belga era muito predominante em território belga, país de onde é originário. Tal levou à necessidade de criadores de cães querem apurá-los e, consequentemente, caracterizá-los.

O termo Pastor Belga é, na verdade, uma designação genérica aplicada a quatro variedades de cães de pastoreio. A primeira variedade, chama-se Malinois, que se distingue como sendo a mais antiga de todas, ou seja, a variedade criadora da raça. Os restantes tipos de pastores belgas designam-se como Groenendael, Tervueren e Laekenois.

Tamanho

O peso do Pastor Belga adulto, dentro das quatros variantes é semelhante, rondando os 28 e os 35 kg. Em termos de estatura, as quatro tipos apresentam as seguintes características físicas:

Pastor Belga Malinois

O macho tem entre 61 e 66 cm de estatura, ao passo que a fêmea se apresenta entre os 56 e os 61 cm.

Pastor Belga Groenendael

O macho mede entre 60 e os 66 cm, as fêmeas medem entre 56 e os 62 cm;

Pastor Belga Tervueren

O macho apresenta uma estatura que ronda os 60 e os 66 cm, as fêmeas rondam os 56 e os 62 cm.

Pastor Belga Laekenois

Os machos medem entre 60 e os 66 cm, as fêmeas medem entre 56 a 62 cm.

Pelagem

As quatro variantes de Pastor Belga diferenciam-se entre si, essencialmente, pela sua pelagem:

Pastor Belga Malinois

Pelo de textura macia, cujo comprimento é muito curto na cabeça, no exterior nas orelhas e na parte inferior dos membros, sendo curto no resto do corpo.

Pastor Belga Groenendael

Pelo comprido, liso e abundante, de coloração preta com sub-pelo extremamente denso.

Pastor Belga Tervueren

Pelo comprido, liso e abundante, de todos os tons de vermelho, gamo, cinzento, com parte sobreposta preta.

Pastor Belga Laekenois

Pelo muito áspero e seco, levemente encaracolado. É de notar que os machos têm o pelo mais comprido do que as fêmeas.

Personalidade

Em todas as quatro variantes de Pastor Belga, denota-se que a raça é muito ativa e brincalhona, pelo que exige tempo, por parte dos donos, para os levar a passear e a gastar energia, através do exercício.

São cães habituados ao ar livre, que não conseguem estar muito tempo presos. Em contrapartida, apresentam um temperamento obediente, leal, inteligente, atento. Assim, são excelentes animais tanto de guarda, como de companhia.

Por norma, o Pastor Belga é um cão que, de forma inata, se adapta a vários contextos. Assim, também pode ser um bom cão pastor, cão-polícia, cão de pista, de salvamento e auxiliar em alfândegas.

Problemas de saúde mais comuns

Geralmente, esta raça apresenta os seguintes problemas:
  • Articulares (displasia);
  • Epilepsia;
  • Problemas oculares (atrofia progressiva da retina e pannus).
A esperança média de vida do Pastor Belga ronda os 10 e os 14 anos de idade.

Em qualquer uma das quatro variedades de Pastor Belga encontra-se um cão de alta performance, trabalhador, rústico e muito vivaz. Um companheiro exigente, ideal para donos experientes no trato de cães.