Raças de Cão

Pastor Alemão: o corajoso e inteligente Lobo da Alsácia

Descubra tudo sobre a raça de cão Pastor Alemão, qual a sua origem e quais as principais características. Saiba mais aqui!
O Pastor Alemão é sinónimo de versatilidade, devido ao seu sentido obediente, responsável e ponderado. Conheça a origem deste símbolo canino da Alemanha, bem como as suas características físicas e temperamento principais.

História e Origem

O Pastor Alemão, também conhecido por Lobo da Alsácia, sugere uma pertença a uma linhagem ancestral, sendo de forma comum comparado ao lobo da Idade do Bronze.

Durante século VII, na Alemanha, os ascendentes desta raça já existiam e tinham como função acompanhar e apoiar os seus donos em tarefas exigentes como pastorear rebanhos e proteger o próprio pastor.

Sabe-se que durante a Primeira Guerra Mundial, o Pastor Alemão era usado como mensageiro, responsável por salvamentos e guarda de bens pessoais. O responsável por idealizar e criar esta raça foi o oficial de cavalaria alemão, chamado Max von Stephanitz.

Tamanho

A estatura do Pastor Alemão varia consoante o seu género: o macho apresenta entre 30 a 40 kg, medindo entre 60 a 65 cm. A fêmea pesa entre 22 a 32 kg, apresentando uma estatura que pode ir dos 55 aos 60 cm.

Pelagem

O pelo do Pastor Alemão é curto na zona da cabeça e dos membros, na área do pescoço e face superior dos membros a pelagem é mais comprida.

Esta raça tem sub-pelo e necessita de duas escovagens semanais.

Personalidade

Vivo e alegre, o Pastor Alemão carateriza-se por uma verdadeira capacidade de aprendizagem, pois de forma inata gosta de obedecer ao ser humano. Contudo, é importante que seja treinado desde pequeno.

É um cão muito inteligente, corajoso e extremamente fiel ao dono. Apesar do seu porte médio a grande, é um cão que se adapta, facilmente, a ambientes exteriores e interiores, desde que passeado diariamente.

Problemas de saúde mais comuns

Os problemas mais frequentemente associados à saúde do Pastor Alemão são:
  • Problemas de pâncreas (insuficiência pancreática exócrina);
  • Problemas articulares (displasia da anca e cotovelo).
A esperança média de vida deste animal é de 14 anos de idade.

O Pastor Alemão encontra-se entre os cães de trabalho e de companhia mais eficientes e confiáveis do mundo. É uma raça escolhida para realizar as mais diversas tarefas: cão de companhia, guia de cegos, cão pastor, de guerra, de resgate e de defesa.